Inscreva-se!

4 de março de 2014

Carnaval 2014: Esse tal de Lepo Lepo


O Hit do Carnaval, o tal do Lepo Lepo


Mas meu Brasil! É terça-feira de Carnaval. 

Aquela semaninha que o país aguarda ansiosamente durante um ano inteiro.

Época colorida


De beijar muito


De belas fantasias


E de muita sensualidade!



E como está o bloco do Cara do Espelho?

Enfim, você deve estar aí se perguntando: "Oh, meu Deus, mas como está sendo o carnaval do Diogo?". Pois bem, digo-lhe eu, ou melhor, mostro-lhe:


OK.
Além de estar super contagiado pela folia - sqn, - eu estou procrastinando como se não houvesse quarta-feira de cinzas. Mas deixando de enrolação, vamos ao post da semana.

O Carnaval, como conhecemos hoje, surgiu no século XI com a implantação da Semana Santa pela Igreja Católica. Os dias de carnaval são justamente os que antecedem a quarta-feira de cinzas, estes seriam dias de desfrute e deleite dos prazeres da carne antes que se iniciem os 40 dias de penitências e privações, a Quaresma, que vai até a Páscoa.
O Carnaval moderno, com desfiles e fantasias, surgiu na Era Vitoriana, no século XIX, e foi se espalhando pela Europa e por outros continentes.
Hoje em dia a festa é sinônimo de Brasil, e vice versa, nosso país possui os maiores carnavais do mundo.

O bendito Lepo Lepo

Mas o motivo deste post não é dar uma aula a respeito da folia - até porque só sei o que Nossa Senhora da Wikipedia me falou, - mas sim, trazer a letra da música de maior sucesso de período e, sem dúvida, o hit do carnaval 2014 é esse tal de Lepo Lepo, da banda baiana Psirico. Por incrível que pareça eu não a tinha ouvido inteira até aqui, não conhecia a letra e apenas via as citações da letra e também as críticas dos usuários do facebook e twitter, mas como eles não são bons formadores de opinião decidi ouvir para ver o que acho. 

Lepo lepo - Psirico


"Ah, eu já não sei o que fazer
Duro pé-rapado, com salario atrasado" 

- Lado bom: pelo menos não é funk ostentação.

"Aaaahh, eu não tenho mais por onde correr
Já fui despejado, o banco levou o meu carro
Agora vou conversar com ela, será que ela vai me querer?
"Agora vou saber a verdade se é dinheiro ou amor ou cumplicidade"

- Ok, o que dizer disso? 
- Aparentemente, é um romance entre pessoas de distintas classes socias, o cara acredita que a garota não vai mais lhe querer quando souber que ele não tem nada. Típico.
- O cara forçou algumas palavras para que entrassem nos versos, há momentos em que parece que o cantor está engasgado, ou será que está? Compondo e cantando assim era de se esperar não ter nada na vida.

"Eu não tenho carro, não tenho teto
E se ficar comigo é porque gosta"

- Então é daí que o pessoal do meu facebook tirou essa frase?!
- Mas é uma verdade, para ficar com alguém assim tem que gostar mesmo.
- Um ponto positivo: até aqui a música conseguiu criar e desenvolver um ambiente e, nele, inserir conflitos, características próprias da narrativa. Falo isso porque a música brasileira geralmente fica reduzida a frases como "você é isso, você é aquilo", "sem você eu sou isso, sem você eu sou aquilo", etc. Essas músicas criam uma imagem completa na sua cabeça, mas ela é estática. E até aqui Lepo lepo nos contou uma história, certo? Até aqui.

... e se ficar comigo é por que gosta
do meu Rá rá rá rá rá rá rá Lepo Lepo
É tão gostoso quando eu
Rá rá rá rá rá rá rá o Lepo Lepo"

- Minha mãe está certa quando me diz que não se deve elogiar antes da hora.
- Aqui, o compositor levantou para ir ao banheiro e perdeu o fio da miada por lá. Quando lembrou que tinha a música para terminar catou umas sílabas e as misturou no liquidificador e terminou - mentira, esquece a parte do liquidificador. 
- Pow, mano! Tava até indo bem, mas a imaginação acabou.

Depois disso o refrão é repetido 738367464738 vezes.
Ok, chega de Lepo Lepo! Não é uma música que figure nos meus players, mas é extremamente grudenta estou cantando aqui: "É tão gostoso quando eu Rá rá rá rá rá rá rá o Lepo Lepo".

Mas para terminar deixo dois questionamentos:

- O "Rá rá rá rá rá rá rá" seria algum verbo? Qual?
- O tal do "Lepo Lepo" é o que estou pensando que seja, Brasil?

Opine se amas.
Até a próxima!





Um comentário:

  1. . . .
    Não acredito, cara. SÉRIO que você foi analisar o Lepo Lepo? QUE CORAGEM. ~ÇDSLA~ÇALD~ÇASL Só você, Diogo.
    Bem, se não fosse uma música de (Pagode? Axé? Arrocha? wtf), inicialmente tinha tudo pra ser uma música legal, mas esse refrão... feito propositalmente para ficar na cabeça das pessoas, com essas sílabas parecendo música da xuxa... não, cara, não.

    E só a nível de informação:
    Lepo Lepo é o que você tá pensando, sim.

    ResponderExcluir

Poesias no Espelho

Postagem em destaque

A grandiosidade de se sentir pequeno | Crônica | Cara do Espelho

Vou me pendurar no lustre, no lustre Vou viver como se não houvesse amanhã (Sia – Chandelier) Você já olhou para o céu numa...